Casagrande participa do início do ano letivo nas escolas técnicas do Estado

O CEET Vasco Coutinho preparou uma recepção especial aos estudantes; governador destacou a importância da educação profissional.

Os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Talmo Luiz Silva, em João Neiva, e Vasco Coutinho, em Vila Velha, já iniciaram o ano letivo de 2019. Os novos alunos e veteranos participaram dos eventos de aulas inaugurais esta semana para dar início aos cursos técnicos oferecidos gratuitamente pelas instituições. Na noite dessa terça-feira (5), o governador Renato Casagrande participou da recepção aos alunos do CEET Vasco Coutinho.

A unidade preparou uma programação com música ao vivo e palestras sobre a inserção do profissional técnico no mundo do trabalho. Além do governador, a primeira-dama Virgínia Casagrande, a vice-governadora Jacqueline Moraes, a professora e pesquisadora Cristina Engel, além de outras autoridades estaduais e locais também participaram do evento. Em seu discurso, o governador enfatizou a oportunidade que é estudar em um CEET.

“O curso técnico não garante emprego, mas ter o curso técnico dá mais oportunidades. Algumas profissões estão fadadas a acabar e qual é o nosso caminho? Não esmolecer independentemente da idade. Se tiver uma oportunidade, agarre-a. Tudo está ligado à nossa capacidade de pensar, de ser criativo. Quem ficar parado, vai perder. Do lado do Governo não podemos deixar de ofertar vagas. Temos mais de 60 mil jovens em idade escolar fora das salas de aula. Temos que buscar esses jovens. Quando vemos um evento cheio como este, com jovens com vontade de estudar, de se capacitar, é que percebemos que estamos no caminho certo”, destacou Casagrande.

O governador ainda recebeu uma homenagem da escola técnica por sua atuação na gestão passada de sancionar a Lei 9.971, em 2012, que transferiu os CEETs para a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o que fez com que as escolas se tornassem referência nacional em educação profissional.

“Antes de 2012 as escolas técnicas do Estado eram administradas pela Sedu e depois da criação da Lei, a Secti pode investir no ensino profissionalizante atendendo de melhor maneira as demandas da população. Hoje, os CEETs oferecem 15 cursos técnicos gratuitos que atendem as vocações econômicas do Estado”, comentou a secretária respondendo pela Secti, Solange Maria Batista de Souza.

Cerca de mil alunos, entre recém matriculados e veteranos, participaram da cerimônia. Thieres Caetano de Andrade, 21 anos, foi um deles. Ele iniciou o curso de Informática e já conseguiu um estágio na área: “Eu me inscrevi para estudar aqui no Vasco Coutinho e mesmo antes de começar o curso eu já tinha sido chamado para estagiar pelo Programa Jovens Valores. Isso é uma motivação muito grande para eu estudar e me dedicar ao curso cada vez mais. Estou muito feliz e animado para as aulas e espero aprender muito para melhorar meu desempenho no estágio”.

Já o CEET Talmo Luiz Silva recebeu os alunos na noite dessa segunda-feira (04) em uma noite de aprendizado e descontração. Cerca de 200 estudantes participaram do evento de boas-vindas que contou com a palestra “Os Segredos de Um Campeão” com o psicólogo Cláudio Martins.

“A palestra foi excelente e com certeza agregou na minha vida. O palestrante fez com que a gente refletisse sobre o futuro e mostrou a força que nós temos quando estamos realmente empenhados em correr atrás dos nossos objetivos e não somente fazer as coisas por fazer. Me fez pensar mais sobre o desempenho que quero ter no curso, ainda mais que já sou formada em engenharia civil e, por não conseguir emprego na minha área, decidi me inscrever aqui no Talmo Luiz Silva para agregar mais ao meu currículo,” contou a estudante Eliene do Carmo Silva, de 33 anos, que iniciou o curso de técnico em Segurança do Trabalho.

Novidade

A Secti trabalha para que, até o segundo semestre de 2019, seja oferecido um novo curso técnico gratuito no CEET Vasco Coutinho: Estética. No novo curso, os alunos poderão contar com um laboratório totalmente tecnológico para o desenvolvimento das aulas. Aparelhos faciais de vapor de ozônio e de ultrassom de alta potência são algumas aquisições da Secti para o curso da área de Ambiente e Saúde.

Para a população da região norte capixaba a Secti trabalha para disponibilizar os cursos técnicos de Gastronomia e Estética gratuitamente no eixo de Turismo e, Hospitalidade e Lazer.

Os CEETs

Os Centro Estaduais de Educação Técnica (CEETs) foram criadas com o objetivo de oferecer educação profissional técnica de nível pós-médio a jovens e adultos de acordo com o Sistema de Educação Profissional do Estado do Espírito Santo – PEP/ES, que buscam qualificação para atuarem profissionalmente no mundo do trabalho.

O CEET Vasco Coutinho oferece 11 cursos gratuitos aos capixabas: Administração, Comércio Exterior, Eventos, Gastronomia, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e TV e Redes de Computadores. A escola formou 6.004 capixabas até o segundo semestre de 2018 desde a sua inauguração em 2005.

Já o CEET Talmo Luiz Silva oferece quatro cursos técnicos gratuitos: Administração, Automação Industrial, Segurança do Trabalho e Mecânica. Cerca de 1.700 estudantes foram qualificados pela instituição desde o seu lançamento, em 2006, até o segundo semestre de 2018.

 

Foto: Ademir Ribeiro/Secom

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *