Carnaval de Cachoeiro resgata tradicionais bonecões e homenageia artistas

Bonecos terão entre 2,50 e 3 metros de altura; Sérgio Sampaio (foto) é um dos homenageados

 

A programação do Carnaval 2019 de Cachoeiro de Itapemirim, que é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e se concentrará na Praça de Fátima, na região central da cidade, terá entre seus destaques o retorno dos tradicionais bonecões.

As apresentações vão ocorrer no Circo da Cultura, nos dias 3, 4 e 5 de março, sempre a partir das 18h, e vão contar, ao todo, com quatro bonecões, que serão confeccionados e manipulados por artista escolhido por meio de edital de chamamento público da Semcult.

“A intenção é promover o resgate cultural das primeiras manifestações do carnaval cachoeirense, recriando os tradicionais bonecões ‘Babiana’ e ‘Vela Acesa’, que por muitos anos trouxeram alegria e encanto nesse período de folia”, explica Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

De acordo com ela, foram agregados, ainda, mais dois bonecões: o ‘Zé Nogueira’, grande representante da folia de Cachoeiro, e ‘Sérgio Sampaio’, ícone da música cachoeirense e marco no carnaval com a música “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua”.

Cada boneco terá entre 2,50 e 3 metros de altura. As cabeças, esculpidas na forma dos quatro personagens, vão ser de isopor ou papel machê. O corpo será construído com armação de madeira ou bambu, coberto de tecido e outros adereços.

Outros atrativos

Além dos bonecões, a agenda do Carnaval no Circo da Cultura contará com outros atrativos para as famílias cachoeirenses curtirem a folia. Públicos de todas as idades poderão se divertir, também, com shows musicais, desfile de blocos, concursos e matinês.

A abertura, em 2 de março, às 19h, será com a banda Kê Swing Bom dando apoio instrumental para o Concurso de Marchinhas. Depois, o povo conhecerá o Rei Momo e Rainha de 2019 e, logo em seguida, terá show com Projeto Feijoada. As atividades vão, todos os dias, até meia-noite.

Esquema de segurança

Para garantir tranquilidade às famílias que forem à Praça de Fátima nos quatro dias de festa, está sendo um montado um esquema especial de segurança com a participação das forças de defesa social atuantes no município. Haverá revista nas entradas do evento e monitoramento por câmeras.

Confira a programação

02/03 ~ Sábado
21h ~ Concurso Rei Momo e Rainha Do Carnaval
19h ~ Banda Kê Swing Bom – Circo da Cultura • Concurso de Marchinha Prêmio “Raul Sampaio Cocco”
22h ~ Projeto Feijoada – Palco

03/03 ~ Domingo
18h ~ Matinê Infantil – “Reino Encantado” – Banda Alegria Alegria • Circo da Cultura ‐ Bonecos Sérgio Sampaio / Vela Acesa
20h30 ~ Concurso De Fantasia Luxo E Originalidade
21h30 ~ Apresentação Banda Auge ‐ Palco

04/03 ~ Segunda-feira
18h ~ Matinê Infantil – “O Circo” com Orquestra Chôro S/A • Circo da Cultura ‐ Bonecos Babiana / Zé Nogueira
20h ~ Desfile Dos Blocos
21h30 ~ Bateria Carnavalesca Malícia Do Samba – Palco

05/03 ~ Terça-feira
18h ~ Matinê Infantil – “Mundo das Fantasias”
• Banda Alegria – Circo da Cultura
• Encontro dos Bonecos Zé Nogueira, Sérgio Sampaio, Babiana e Vela Acesa
21h30 ~ Show com Beto Kauê – Palco

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *