Câmara realiza Sessão Solene para homenagear trovadores e artistas locais

Nesta terça-feira (28), a Câmara de Anchieta promoveu uma Sessão Solene dedicada aos trovadores da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores e artistas locais, realizado no Plenário “Urias Simões dos Santos”.

O evento contou com a presença dos vereadores, do secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Edson Vando de Souza, do gerente estratégico de Cultura e Patrimônio Histórico, Joatan Luiz Rosa, do presidente da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Clério José Borges de Sant’Anna, o representante da Academia em Anchieta, Nealdo Zaidan, e sociedade civil organizada.

Cerca de 50 homenageados receberam um certificado como forma de reconhecimento, valorização e por manterem viva a arte no nosso Estado, dentre eles, trovadores, cantores, compositores, poetas, historiadores, escritores, artistas plásticos, artesãos, professores de música e de balé, escultor, e outros. Os vereadores proponentes foram o presidente da Casa, Tássio Brunoro, e o vereador Geovane Meneguelle.

“É com muita honra que estamos aqui nessa cidade onde prima por ser o local que morreu o santo Padre José de Anchieta. A cultura recebe essa importante homenagem, haja vista os diversos problemas que passamos no país. É só através da cultura, da leitura, da poesia, poderemos erradicar os jovens que estão no caminho errado. É um momento especial e estamos fazendo história no município de Anchieta”, disse o presidente da Academia, Clério Sant’Anna.

Já o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Edson Vando, disse que a trova em Anchieta é representada pelo trovador, Nealdo Zaidan, e falou sobre a cultura. “Nossa cidade tem pessoas que fazem o diferencial, os artistas que fomentam a cultura. A falta de apoio aos artistas vem de décadas, mas a arte é esse movimento resistente que, com apoio ou sem apoio, está na rua para ajudar a transformar a sociedade para melhor e, hoje, mais que nunca, clama por esse apoio da classe artística”, disse.

Um dos vereadores proponentes da Sessão, Geovane Meneguelle, disse que o momento é de alegria pelas homenagens prestadas. “Tenho certeza que estamos promovendo arte e cultura através dessa singela homenagem de reconhecimento. Em nome do povo de Anchieta, agradecemos pelo empenho e contribuição que vocês dão para o nosso município e para o Estado”, disse.

“A nossa cidade é um berço de grandes artistas, assim como outras cidades do Estado, e é muito importante que tenhamos uma política de valorização desses artistas, seja na música, teatro, artesanato, e outros. A realização desta solenidade também é um convite para que as pessoas possam conhecer e acreditar na produção cultural que Anchieta tem e para comemorar o 37º aniversário da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadores”, disse o presidente da Casa, Tássio Brunoro.

Confira a galeria de imagens:

http://www.camaraanchieta.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed111]/0/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *