Câmara estuda criação de homenagem a incentivadores da cultura italiana em Anchieta

Município foi a porta de entrada dos imigrantes italianos e ainda guarda diversas tradições deixadas por eles.

Com o intuito de criar mais um instrumento de promoção da cultura dos imigrantes italianos do município de Anchieta, o vereador Renato Lorencini (PSB) propôs a instituição da comenda Nonna Adelia, por meio do projeto de Lei 101/2018. A matéria está em análise das Comissões da Casa de Leis.

A honraria deverá ser entregue ao cidadão ou cidadã, pessoa física ou jurídica, que empreender ações e projetos, de cunho social e/ou cultural, de relevante benefício para a promoção da cultura da imigração italiana do município de Anchieta, visando a reconhecer e incentivar as práticas exitosas nesta área.

O objetivo é que a comenda seja entregue no período próximo à comemoração da data instituída como o Dia Municipal da Imigração Italiana, celebrado no dia 6 de setembro de cada ano (data instituída pela Lei Municipal nº1280/2018, também de autoria de Renato Lorencini).

Sobre Nonna Adelia

Adélia Lorencini  Passamani, carinhosamente camada de Nonna Adelia, foi moradora da comunidade de Alto Pongal mas nasceu na Itália e veio criança para o Brasil com os primeiros imigrantes italianos. Nonna Adélia, que faleceu em 2010 com 104 anos de idade, também dá o nome ao grupo de dança folclórica, desta mesma comunidade, que atua para manter viva as danças típicas dos imigrantes.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *