Cachoeiro regionaliza mobilização pré-Bienal Rubem Braga 2018

O projeto Pé de Livros integrou a programação do Festival Literário de Castelo nesta quinta (23)

Se a literatura é capaz de atravessar fronteiras, conforme reza a máxima, assim também ocorre com as atividades inerentes à arte das letras. É o caso do projeto itinerante Pé de Livros, da prefeitura de Cachoeiro, que transpôs os limites do município, com o objetivo de mobilizar demais cidades da região sul para a Bienal Rubem Braga 2018.

Nesta quinta-feira (23), Castelo recebeu a primeira edição intermunicipal do projeto de incentivo à leitura, que é desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Cachoeiro (Semcult), em parceria com a pasta de Meio Ambiente (Semma), e que tem percorrido, desde setembro, diferentes áreas cachoeirenses arborizadas.

Realizadas no Centro Cultural e Turístico, as atividades do Pé de Livros integraram a programação do Festival Literário de Castelo (Flic). Adultos e crianças assistiram a contações de histórias e tiveram, ainda, contato com livros que enfeitaram as árvores do local.

“Nossa Bienal é o maior evento de literatura do estado. Para que ela atinja seu objetivo, é importante que os projetos pré-Bienal se estendam para além dos limites de Cachoeiro. Isso também alinha a feira às propostas de regionalização do Ministério do Turismo”, destacou a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

As próximas ações dessa nova frente do projeto vão ocorrer, a partir de janeiro do ano que vem, nas cidades litorâneas, aproveitando a temporada de verão. Depois do Carnaval, o roteiro incluirá outros municípios vizinhos. Já em Cachoeiro, serão visitados, no total, 35 espaços públicos com árvores, até chegar à Praça de Fátima, em maio, durante a feira literária.

Outras ações

Outras ações de mobilização para a Bienal Rubem Braga 2018 são o blog “Nas asas da borboleta amarela”, lançado em outubro para publicar textos de cronistas amadores de Cachoeiro (semcult.cachoeiro.es.gov.br), e o I Encontro Capixaba de Literatura Fantástica, que será realizado neste sábado (25), a partir das 13h, no Shopping Sul, com entrada franca  – programação em www.cachoeiro.es.gov.br.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *