Cachoeiro recebe a Copa Sul de Handebol em agosto

Time Handsul/Nosso Esporte estará na competição

No dia 11 de agosto, o Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no bairro aeroporto, receberá a Copa Sul de Handebol.

Mais de dez equipes da região sul do Estado, sendo três delas de Cachoeiro, participarão do evento que acontece das 9h às 23h, e contará com atletas mirins e adultos.

Um dos esportes olímpicos, o Handebol é difundido em escolas e projetos sociais do país. Equipes de vários municípios estão inscritas na competição. As categorias serão divididas entre masculina e feminina, no Infantil, Cadete e Adulto.

Mesmo ainda sendo um esporte pouco difundido no Brasil, o handebol brasileiro tem obtido bons resultados em competições no masculino e feminino, inclusive em olimpíadas. Para alguns atletas, jogar em times fora do país já é uma realidade. O que contribui como motivação para o aumento no interesse da prática da atividade por meninos e meninas de várias idades.

Nosso Esporte na competição

O time feminino Handsul, do Projeto Nosso Esporte da prefeitura de Cachoeiro, é um dos representantes na competição. O trabalho nos variados núcleos esportivos do município, tem rendido bons resultados, inclusive na descoberta de novos talentos.

É o caso de Yasmin Tirello, 18 anos, que faz parte do time e participa do projeto há quatro anos. Muito dedicada aos treinos, participou neste mês de uma seletiva estadual. Foi aprovada nos testes e agora foi credenciada a participar da seletiva nacional, em São Bernardo do Campo (SP), no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Handebol (Cbhb), em setembro.

“Ela atua no time na posição de pivô, jogadora que tem a função de receber a bola e tentar fazer o gol. Ela merece essa conquista. Desde que conseguiu a vaga, vem tentando patrocínio para sua viagem a São Paulo, onde será a seletiva. Caso ocorra sua aprovação pelos avaliadores da comissão técnica da confederação, será integrante da seleção brasileira juvenil feminina”, disse orgulhoso o professor Douglas Franco.

“Treino cinco dias da semana, em dois turnos com os professores do projeto, o Franco e o Willian Barros. Foi com os ensinamentos deles que fui selecionada entre 30 meninas do Estado para a seletiva nacional. Através do Nosso Esporte, conheci o Handebol, que ajuda no meu desenvolvimento e até serviu de incentivo para minha irmã, que também pratica a modalidade no núcleo, comentou Tirello.

Handebol

As aulas de Handebol acontecem de segunda a sábado, para meninos e meninas, no ginásio Ferração. Segundo a secretária de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, o projeto é muito importante para as crianças, jovens e também para o município.

“É satisfatório ver o crescimento no número de participantes nas modalidades oferecidas, o empenho dos professores e o resultado positivo de tudo isso, que é ver o município revelar uma nova geração de talentos, e que também projetam a nossa cidade”, ressalta Lilian.

A Copa Sul é uma realização da Federação Capixaba de Handebol e contará com o apoio da prefeitura de Cachoeiro por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *