Cachoeiro oferece tratamento gratuito para asma e DPOC

Atualmente, cerca de 200 pessoas contam com atendimento especializado no Centro Municipal de Saúde

Nesta quinta-feira (21), será comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma, doença respiratória crônica. Mesmo não tendo cura, ela pode e deve ser tratada adequadamente, proporcionando qualidade de vida a quem sofre com o problema. Em Cachoeiro, a prefeitura oferece tratamento gratuito por meio do Ambulatório de Asma, localizado no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio.

Além da asma, o ambulatório atende pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), misto de bronquite com enfisema pulmonar que também provoca grandes dificuldades respiratórias. Aos pacientes, são oferecidas consultas de enfermagem e com pneumologista, todas as segundas-feiras.

Primeiro, o paciente recebe o atendimento médico de rotina, com exame físico e avaliação dos resultados da medicação que toma. Em seguida, ele passa pela consulta de enfermagem, que faz a checagem da técnica inalatória, o teste de pico de fluxo expiratório e dá orientações sobre a utilização de remédios.

Atualmente, cerca de 200 pessoas recebem acompanhamento clínico regular no ambulatório. Entre elas está Maria das Graças Lemos Alves. Ex-fumante, ela tem DPOC e foi aconselhada a procurar o ambulatório após uma cirurgia de implantação de ponte de safena. “Estou há mais de 5 anos recebendo tratamento lá e minha qualidade de vida melhorou bastante”, afirma.

Já Maria Aparecida de Oliveira sofria com crises respiratórias eventuais, até ser diagnosticada com asma no ambulatório anos atrás. “Desde então, está tudo controlado, não tive mais crise nenhuma. O atendimento no ambulatório é muito bom, são todos muito atenciosos”, destaca.

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, reforça a importância da oferta gratuita do serviço. “Pessoas com asma ou DPOC utilizam medicação constante, por isso sempre precisam de receitas, além de acompanhamento clínico constante com exames e consultas de retorno. O ambulatório também tem um papel muito importante de orientação, fornecendo informações importantes para os pacientes”, explica.

Como acessar o serviço

Para receber o tratamento no Ambulatório de Asma da prefeitura, o paciente precisa de ter mais de 10 anos e receber o encaminhamento do médico da unidade de saúde do bairro ou distrito em que mora. A marcação das consultas também é feita pelas unidades de saúde.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *