Cachoeiro inicia atualização do Plano Municipal de Assistência Social

Documento vai conter os serviços, programas, projetos e benefícios a serem garantidos até 2021

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes) promoveu nesta semana a primeira reunião para atualização do Plano Municipal de Assistência Social. Um grupo formado por gestores e técnicos da pasta deu início aos trabalhos para estabelecer as ações a serem desenvolvidas na área até 2021.

O documento deve propor, orientar e acompanhar a execução da Política Nacional de Assistência Social no município, contemplando os serviços, programas, projetos e benefícios a serem prestados para a população usuária do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A elaboração do plano é condição para que o município receba repasses de recursos federais e estaduais para investimento na área.

Uma das etapas iniciais do processo é a atualização do diagnóstico social do município, a partir da aplicação de um questionário às famílias usuárias. As informações colhidas serão compiladas e apresentadas aos trabalhadores do Suas, usuários dos serviços, organizações sociais e conselhos setoriais, em especial, o de Assistência Social.

“A elaboração do plano é um trabalho amplo e coletivo. A partir dessas reuniões envolvendo todos os segmentos relacionados à área é que serão construídas as ações a serem executadas e definidas as metas. Trata-se do instrumento que vai nortear as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da desigualdade e da vulnerabilidade social no município”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *