Bolsonaro decreta o fim da farra do defeso: maio, saia do sistema antes que é melhor

Apesar de insistirem em receber o que não tem direito, milhares de falsos pescadores e falsas marisqueiras recebem o seguro-defeso, sem jamais ter pisado no mar ou tirado um marisco de uma pedra. Essa farra tem dias contados. Até o fim do mês de maio será feito o recadastramento pela Secretaria de Pesca. Caso o falso beneficiário não saia do sistema por conta própria será processado por falsidade ideológica e poderá ter de devolver tudo que recebeu.

Sabe-se que a farra é grande e nenhum município escapa dos espertinhos que mantém dentro das Colônias de Pescas pessoas infiltradas com o propósito de cooptar pessoas humildes em troca de votos, essa farra tem dias para terminar. Em Piúma o Jornal Espírito Santo Notícias fará uma reportagem especial sobre o tema, em breve.

Bolsonaro avisou de forma muito clara: “seguro-defeso está no nosso radar afirmou o presidente”.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro foi muito claro na live que fez na última quinta-feira, 18, afirmou que no mês de maio será lançado o recadastramento na Secretaria da Pesca e as que pessoas que insistirem em permanecer no cadastro de beneficiários sem ter direito poderão ser processadas por falsidade ideológica. Ele sugere que os sem direitos que recebem o beneficio saiam do sistema, para não ficar tão feio.
“Quem até lá, voluntariamente, sair do sistema, sem problema nenhum, tá anistiado. Quem teimar em ficar poderá receber um processo por falsidade ideológica, coisa que no fundo a gente não quer fazer, mas se insistir. Isso é fraude, é desvio. Quem comete delito desta natureza tem que ser identificado. Vamos ajudar a combater a fraude e o desvio no Brasil, seguro-defeso está no nosso radar afirmou o presidente. Quase R$ 2 bilhões por ano são desviados do seguro-defeso fraudulento”, disparou Bosonaro.

Festa do Seguro

Bolsonaro assegurou que o Brasil gasta por ano R$ 2 bilhões com o seguro-defeso – compensação financeira paga a pescadores em época de reprodução de peixes – e que pelo menos 65% dos beneficiários ganharam o direito de forma fraudulenta. “Há uma festa no seguro-defeso. Nós calculamos que 65%, ou seja, dois terços sejam fraudes. O que a gente quer fazer, combater a fraude. Tem gente que mora na costa do Brasil que nem sabe que a água do mar é salgada, mas recebe o seguro-defeso. Tem um estado onde um governo tinha a senha, ele fazia o cadastramento por telefone, e fazia o cadastramento. Pessoas humildes passavam a ser beneficiados também”, disse Bolsonaro durante transmissão ao vivo em suas redes social.

Sem dar detalhes do caso, o presidente disse que o benefício era dado a pessoas humildes em troca de votos e que, em um Estado, o cadastro era realizado por telefone, sem necessidade de comprovação da atividade de pesca. “São pessoas humildes que foram cooptadas, sabemos disso. A gente apela agora que saia do seguro-defeso agora quem por ventura não é pescador”, disse Bolsonaro.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *