Biblioteca Municipal é opção de lazer cultural durante as férias

Na biblioteca há centenas de exemplares, o que cativa um público fiel aos livros

A Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva, em Cachoeiro de Itapemirim, é uma das opções culturais que permanecem abertas ao público nessas férias. Embora janeiro seja um mês menos agitado na cidade, já que muitos vão para o litoral sul, ela continua funcionando, de segunda à sexta, das 8h às 18h, com vários títulos de sucesso e best sellers disponíveis.

A lista de livros disponíveis é grande, mas são os de maior apelo midiático os que mais chamam a atenção. Entre eles os títulos das sagas “Crepúsculo”, “Harry Potter”, a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza”, séries “Crônicas Saxônicas”, “As crônicas de Nárnia”, “Vinhas da Ira”, “Caixa de pássaros” e “Uma breve história do mundo”.

Mas há centenas de exemplares para o leitor escolher, o que cativa um público fiel aos livros. Uma das leitoras mais assíduas é a estudante Lívian de Paula, de 26 anos. Ela conta que começou a frequentar o espaço em 2006 e até hoje vai sempre. “Eu não tenho nem mais noção de quantos livros eu já li, pois vou sempre e pego dois ou até três de uma vez. Se começo a ler e não gosto, entrego e começo outro. Lá, é excelente: tem um monte de títulos legais e os funcionários são muito atenciosos”, conta.

Outra pessoa que gosta da biblioteca é a publicitária Wanessa Bersáculo Cheibub, 38 anos. Frequentadora desde 1994, ela conta que chegou a fazer um catálogo do que já leu, mas perdeu a conta. Hoje atuando em uma profissão intimamente relacionada ao mundo da leitura e da escrita, ela acredita que a facilidade que tem nesses campos se deve ao contato com os livros.

“Tenho alguns autores especiais: Stephen King, Anne Rice, mas também gosto muito de histórias que retratam a segunda guerra mundial e as crônicas, como Game of Throne, entre outras. Sou bastante eclética, mas tenho uma queda pela literatura americana. Mesmo fora da cidade, não deixo de ter um livro na bolsa. Acho essa ideia do empréstimo pela biblioteca muito bacana, pois os livros no Brasil são caros, infelizmente. Mas quem gosta de ler dá sempre um jeito”, acredita.

Para a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, a biblioteca incentiva a leitura na modernidade – uma época altamente tecnológica e de recursos audiovisuais cada vez mais avançados. “Mas considero uma resistência positiva e um excelente hábito a ser preservado. A biblioteca está ai para proporcionar este espaço de lazer ao alcance de todos”.

Faça seu cadastro e leia, gratuitamente

Pegar um livro emprestado é fácil. É só levar à biblioteca a Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. Menores de idade podem substituir os dois primeiros documentos por Certidão de Nascimento. O espaço está funcionando, temporariamente, à rua Dr. José Paes Barreto, na antiga sede do Clube Ita. O telefone de contato é 3155-5272.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *