Baixe o aplicativo e leve estudante do Ifes Piúma a Brasília para estudar mais a pesca

Estudante do Ifes Piúma entre os 5 selecionados a estágio no Congresso Nacional no gabinete do deputado  Felipe Rigoni

 

O estudante do Curso de Engenharia da Pesca do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes/Piúma, Fabio Oliveira, 41 anos se inscreveu no Processo Seletivo de Estágio-visita da Câmara dos Deputados, organizado pela equipe do deputado federal, Felipe Rigoni para concorrer entre os 10 finalistas uma vaga. Ele está entre os 05, mas apenas quatro vagas e para ele chegar lá, você precisa ajudá-lo, rapidamente.

A etapa é a VOTAÇÃO POPULAR você deve se cadastrar no aplicativo NOSSO MANDATO, caso ainda não esteja cadastrado; envie seu nome completo, uma foto em formato PDF e uma minibiografia (ela pode conter no máximo 350 caracteres) – responda esse e-mail com estes dados; os finalistas fora diculgads ontem (03.04.2019), nas mídias sociais oficiais do Felipe Rigoni para que você possa compartilhar e engajar pessoas na sua votação.

A votação ocorre dentro do aplicativo, nele irá conter o nome completo e a foto de todos os 10 finalistas, junto com a minibiografia de cada um e a opção para o usuário votar, logo você precisará engajar as pessoas para abaixar o aplicativo e fazer o voto dentro dele em seu nome. “Sendo assim, espero que eu obtenha sucesso nesta empreitada, uma vez que tenho apresentado ideias que podem contribuir muito para o desenvolvimento da pesca, e atividades correlatas”, frisou o estudante.

 

Pesquisa cientifica

Fábio está trabalhando numa pesquisa científica, cujos resultados preliminares têm evidenciado inúmeros problemas na pesca artesanal em Piúma, mas ele entende que sozinho não tem poder algum a não ser o de propor soluções que primem pelo aperfeiçoamento e desenvolvimento da pesca artesanal , sem aplicação prática de fato.  “Assim, entendo que a união de pessoas para um objetivo em comum tende ao sucesso e, portanto, tomei a decisão de me inscrever no Processo Seletivo de Estágio-visita da Câmara dos Deputados. Conhecer pessoalmente a Câmara dos Deputados, bem como entender o funcionamento dessa instituição pode ser bastante benéfico para ampliar a oportunidades de implantar projetos que possam proporcionar a capacitação de pessoas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico de Piúma”, ressaltou o estudante do Ifes / Piúma.

Segundo Fábio, no dia 26 de março de 2019, motivado pela esposa e filhas Fábio fez o cadastro no processo seletivo certo de que não seria um dos dez finalistas, uma vez que a pesca não tem recebido a devida atenção e respeito ao longo dos anos. Após a inscrição inicial, recebeu um e-mail que, com as instruções para resolver os desafios propostos no edital, como falar um pouco sobre ele, a sua história, trabalhos realizados e quais resultados obtidos, além de gravar um vídeo justificando o interesse em participar dessa seleção. Com um trabalho já reconhecido no Brasil, o deputado Felipe Rigoni e sua equipe em tempo real tem orientado o estudante piumense nas dúvidas de como proceder na busca pela vaga do estágio. Para a surpresa de Fábio no último dia 02 ele recebeu um e-mail informando que estava entre os dez finalistas.

A pesca de Piúma precisa de apoio

Fábio tenta o estágio em Brasília porque acreditar que a renovação política pode gerar bons frutos para a economia pesqueira de Piúma e, posteriormente, até mesmo para outras regiões que enfrentam as mesmas dificuldades.

Fabio Oliveira é aluno do 7º período do curso de Engenharia de Pesca no IFES-Piúma e, desde 2016, realiza uma pesquisa etnográfica sobre os pescadores de Piúma que tem gerado alguns resultados interessantes no que diz respeito à importância da pesca na manutenção da economia e cultura locais. Além disso, o trabalho de campo tem proporcionado ao estudante vivenciar algumas experiências que mostram o quanto é difícil ser pescador. “Antes de ser aluno do IFES, imaginava que essa atividade resumia-se apenas em ir ao mar e capturar o pescado para que chegue às nossas mesas. Contudo, depois de acompanhar algumas pescarias, pude sentir na prática as inúmeras dificuldades e perigos que essas pessoas passam diariamente”.

Como estudante de uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, Fábio se sente na obrigação de retornar o investimento que está sendo aplicado na formação dele e, portanto, entende que o conhecimento científico, aliado ao saber empírico dos pescadores, pode contribuir muito no desenvolvimento do setor da pesca, podendo ter importante papel na geração de emprego e renda no município de Piúma. “Há algum tempo tenho conversado com algumas pessoas sobre a necessidade de valorização do pescador, uma vez que esta atividade requer, acima de tudo, coragem e determinação, pois essas pessoas saem diariamente em busca do pescado, sem mesmo saberem se conseguirão trazer alguma coisa. Além disso, cabe ressaltar que o estado do Espírito Santo tem apresentado grande expansão portuária nos últimos anos e isso tem afetado diretamente a permanência de pescadores em seus territórios tradicionais, além de restringir os locais de pesca, causando grandes prejuízos para a pesca artesanal”.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *