Atividade física melhora condições de saúde de pacientes do SUS

Na unidade básica de Jardim Itapemirim, eles têm aula gratuita com educador físico três vezes por semanaEm Cachoeiro, a atividade física é aliada de pacientes da unidade de saúde do bairro Jardim Itapemirim na busca por uma vida mais saudável. Todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30, eles têm aula gratuita com um educador físico, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Esporte e Lazer.

Os exercícios ajudam os participantes, majoritariamente na terceira idade, a combater a hipertensão, o excesso de peso e a controlar a glicemia.

“A qualidade de vida dos idosos pode ser melhorada amplamente com exercícios regulares. Por isso estamos apostando nesse trabalho com a Secretaria de Saúde”, ressalta a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lílian Siqueira.

Além de afastar o sedentarismo, a subsecretária de Atenção Primária, Márcia Passabom Cristo, conta que os pacientes acompanhados têm uma melhora na autoestima e estreitam os laços com a equipe de saúde, que afere a pressão e a glicemia antes que eles entrem nas aulas. “Os resultados desse tipo de trabalho são tão positivos que até diminuem as intercorrências e as internações”, conta.

A iniciativa agrada aos participantes. “É uma ação que ajuda muito as pessoas, pois a gente vê chegarem pessoas com dificuldade para andar, problemas no joelho, mal de Parkinson, que vão se recuperando, ficando melhor. É um trabalho de prevenção muito legal para a saúde”, disse Ivania Luzia, uma das frequentadoras.

Faça parte

As pessoas que moram nos bairros atendidos pela unidade básica de saúde de Jardim Itapemirim e queiram fazer parte do grupo podem procurar o local, nos dias e horários das aulas, e pedir para se inscrever.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *