Arariguaba recebe projeto de formação de novos leitores

Primeira atividade é nesta sexta (15); integrantes do projeto participaram da Bienal Rubem Braga

Uma nova ação de incentivo à leitura em Cachoeiro será iniciada nesta sexta-feira (15). É o projeto Jovens Leitores, do grupo artístico Histartel – Histórias e Artes, que promoverá, até janeiro de 2019, atividades semanais de leitura voltadas para o público infantojuvenil em um espaço do bairro Arariguaba.

A proposta do projeto, contemplado em edital de fomento da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), é realizar, todas as sextas-feiras, atividades lúdicas em torno da leitura para crianças do Arariguaba e de bairros próximos.

Livros também serão disponibilizados para empréstimo, incluindo obras para jovens e adultos – parte deles doados pela prefeitura de Cachoeiro, que dá apoio ao projeto por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo (Semcult) e Educação (Seme). Houve, inclusive, participação dos organizadores do Jovens Leitores no espaço do projeto Pé de Livros na 7ª Bienal Rubem Braga, realizada em maio na Praça de Fátima.

As atividades acontecerão na garagem da casa da coordenadora do Jovens Leitores, a atriz Luma Mara Barros Costa, totalmente equipada para receber os participantes. Também haverá ações junto a duas escolas municipais de ensino fundamental – Luiz Pinheiro (Cel. Borges) e Oswaldo Machado (Baiminas) – e mais duas de ensino infantil – Olga Dias da Costa Mendes (Cel. Borges) e Saturnino Rangel Mauro (Arariguaba).

“Sempre há necessidade de ações para formação de novos leitores, e quanto mais acesso as pessoas tiverem aos livros, melhor. Mas a gente não quer só dar os livros, queremos acompanhar as crianças lendo, dando toda a assistência que elas precisam. Até por isso, tivemos que focar mais o projeto em uma determinada região”, explica Luma.

Projeto Jovens Leitores
Quando: Todas as sextas-feiras, de junho deste ano a janeiro de 2019
Local: Rua Sebastião Castilho, 29 – bairro Arariguaba
Horário: 14h às 17h
Realização: Histartel – Histórias e Artes, com fomento da Secult-ES e apoio da prefeitura de Cachoeiro

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *