Animação e tranquilidade marcou Carnaval 2019 de Anchieta

Publicado em às 16:20.
Por Assessoria de Comunicação

Cerca de 150 mil pessoas passaram pelas praias e pontos turísticos de Anchieta durante os dias da maior festa popular do Brasil, segundo estimativa da secretaria Municipal de Turismo. Tranquilidade e animação marcaram o carnaval no município.

O carnaval de Anchieta encerrou na última terça (05) após cinco dias de muita animação nos principais balneários e ruas da sede municipal. Blocos, bandas, matinês e marchinhas animaram os foliões na sede e nas praias de Iriri, Castelhanos, Inhaúma, Ubu e Coqueiros. Turistas e comerciantes elogiaram a tranquilidade com praias lotadas durante a maior festa popular brasileira.

Conforme o secretário municipal de Turismo, Edson Vando de Souza, a programação foi preparada para promover um carnaval família, resgatando as tradições dos blocos de rua e as marchinhas, de acordo com a atual situação financeira do município. “Além do clima familiar, o carnaval 2019 de Anchieta possibilitou uma movimentação volumosa na economia do município”, disse.

O balneário de Iriri como sempre foi o que mais lotou. O espaço nas areias das praias Costa Azul, Areia Preta e Namorados era disputado. A psicóloga mineira Carla Ferreira dos Santos, 33 anos, adorou passar o feriado em Iriri e elogiou o clima familiar da vila. “Já é a terceira vez que eu e minha família passamos o carnaval em Iriri. Aqui tem muita gente bonita e um clima familiar. Tem programação para todas as idades”, conta.

Quem também aprovou a folia em Anchieta foi o advogado carioca Túlio Lima Alves, 41. Segundo ele, que passou os dias em Castelhanos, foi uma festa divertida e muito tranquila. “Venho todo carnaval para Castelhanos. Este ano está ainda mais animado. Gosto da tranquilidade e dos serviços daqui”, disse, já se programando para vir nos próximos feriados.

Em Castelhanos e Ubu também houve grande movimentação de turistas e visitantes. As praias ficaram lotadas e também houve apresentação de bandas, blocos e marchinhas.

Segundo o gerente municipal de Segurança Pública e Social, Cel. Leonardo Marchezi, houve um empenho muito grande entre a Guarda Civil Municipal, os Guarda Vidas, a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para manter a ordem nas praias e ruas de Anchieta. “Foi um carnaval tranquilo. Um esforço conjunto que deu resultados. Tivemos número de ocorrências inferior aos anos anteriores. As abordagens de veículos e pessoas para coibir som alto e uso de drogas foi imprescindível para promover um carnaval família como foi”, disse Marchezi, satisfeito com o resultado.

Para a presidente da Associação Iriri Vivo, Sirlene Ferreira, o modelo de carnaval adotado em Iriri está no caminho certo. “O modelo que construímos aqui está dando bons resultados. O carnaval 2019 foi positivo, recebemos muitos elogios e tivemos uma grande parceria com a Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e a Polícia Militar”, disse.

Conforme o prefeito Fabrício Petri, os gastos com a programação do carnaval foram bem menores em relação aos anos anteriores, em virtude à crise financeira que a cidade atravessa desde a paralisação das operações da Samarco Mineradora.

“Seria andar na contramão se a programação fosse como ocorria anteriormente. Estamos vivendo outro momento em nossa economia e temos que nos adequar a isso. Mas, além das bandas e marchinhas da programação, tivemos gastos também com investimos em segurança e saúde, para garantir a tranquilidade de quem optou passar o carnaval em Anchieta. Aproveito para parabenizar a nossa guarda municipal, os guarda vidas, a polícia militar e as equipes de saúde que se empenharam durante todos os dias”, disse.

De sábado a terça, em regime de 12 horas, das 19h às 07h, foi montado um Pronto Atendimento Itinerante em Iriri com equipe de resgate, médico e enfermeiros. Foram contratados guarda vidas para as praias e a Guarda Municipal atuou em parceria com a Polícia Militar, montando barreiras nas principais entradas da cidade e nos balneários.

Muitos blocos animaram as ruas da cidade e as principais praias. O tradicional e histórico bloco Jaraguá percorreu as ruas do centro algumas noites, levando diversão e cultura. O famoso bloco das Bichas atraiu um multidão de pessoas na sede. A bateria do Acadêmicos de Iriri acalorou os foliões todos dos dias.

Enviar comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.
Campos obrigatórios marcados com *.

*
*
*