Anchieta recolhe 16 toneladas de lixo reciclável

Recolhimento saltou de 12 para 16 toneladas. Coleta seletiva acontece em todos os bairros da cidade.

Durante o mês de março a Prefeitura de Anchieta e a Associação de Catadores da Unidade Primária de Materiais Recicláveis de Anchieta (Unipram) conseguiram recolher 16 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. O aumento foi de quatro toneladas em comparação a média mensal dos últimos anos.

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), é responsável pelo recolhimento dos materiais recicláveis nas vias públicas. A destinação de todo material é a Unipram, onde são processados e enviados novamente às indústrias, através de comercialização.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Jéssica Martins, o aumento na coleta seletiva representa um ganho econômico e social para o município. “Com isso, diminuímos o envio de resíduos para o aterro sanitário, gerando uma economia para os cofres da cidade. Também, representa em uma maior participação e conscientização por parte da população, que se preocupa em selecionar o lixo residencial e comercial e contribuir com o meio ambiente”, disse.

Segundo a presidente da Unipran, Eunice Cabral Fagundes, o aumento na coleta seletiva beneficia o meio ambiente as famílias de catadores que estão associadas à Unipram. “É um ganho para todos nós. Recebemos esse aumento na coleta com muita alegria”, disse.

Conforme informações da Semam, a coleta seletiva esteve paralisada por cerca de 20 dias, entre dezembro e início de janeiro, por falta de pagamento, na gestão anterior, do convênio que a Prefeitura mantém com unidade de triagem de resíduos sólidos secos recicláveis, operada pela Unipram, localizada no bairro Nova Esperança.

“Um dos primeiros desafios da nova gestão foi colocar em dia a situação da entidade, efetuar o pagamento do convênio e regularizar os serviços de coleta seletiva. A Unipram tem um importante papel na logística de destinação dos resíduos secos recicláveis”, destaca a secretária.

Coleta em todos os bairros

A coleta seletiva no município acontece de segunda a sexta, conforme um cronograma. Segundo informações da Seman, em breve será implantada a coleta seletiva nas escolas e prédios públicos.

As famílias devem separa o lixo seco dos demais, embalar e aguardar a coleta ou entregar em um dos 30 pontos de entrega voluntária, espalhados pela cidade.

RESIDENCIAL | 8h às 12h

2ª feira- Iriri, Novo Horizonte, Praia do Coqueiro, Inhaúma e Santa Helena.

3ª feira- Benevente, Nova Jerusalém, Nova Esperança, Morro da Penha e Martins.

4ª feira- Porto de Cima, Centro, São Pedro, Alvorada e Justiça I.

5ª feira- Justiça II, Vila Samarco, Portal de Anchieta, Cantagalo, Ponta dos Castelhanos, Planalto e Nova Anchieta.

6ª feira- Praia dos Castelhanos, Guanabara, Parati, Ubu, Recanto do Sol e Mãe-Bá.

 

COMERCIAL | 13h às 18h

Todos os dias em todos os bairros.

Lixo seco é aquele que pode ser reciclado, como: papelão; PET (garrafas de refrigerantes, água mineral); plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada), entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *