Anchieta: ‘pente fino’ aos sábados contra a dengue

Ações de combate ao mosquito transmissor serão realizadas aos sábados nos bairros com maior infestação de focos e número de pessoas notificadas.

Para conter o avanço de infestação do mosquito Aedes aegypti e o aumento das doenças transmitidas por ele, sendo a mais comum dentre elas, a dengue, a Secretaria de Saúde de Anchieta irá realizar aos sábados mutirões com ações focadas nos bairros com maior infestação. As primeiras comunidades que irão receber o mutirão serão Nova Anchieta e Planalto, neste sábado (13), a partir das 8h.

O projeto Tenda da Saúde, idealizado pela Vigilância Ambiental e pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms) irá promover intervenção nas localidades onde já há pessoas acometidas pela doença, realizando um verdadeiro pente fino em busca de novos focos do inseto.

De acordo com a secretária da pasta, Jaudete De Nadai, a Tenda da Saúde consiste na instalação de uma tenda em ponto estratégico na comunidade (onde há maior circulação de pessoas) acolhendo a população como um centro de informação e divulgação dos temas mosquito Aedes aegypti e esporotricose (panfletos, amostras e explanação pelos técnicos da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses), além da vacinação de cães e gatos.

Segundo os idealizadores da iniciativa, simultaneamente às ações na tenda, os agentes de endemias farão visitas  nas residências dos quarteirões em busca de focos, onde já há a infestação do mosquito e incidência de pessoas doentes com dengue com bloqueio (aplicação de inseticida espacial a Ultra Baixo Volume – UBV).

Essa ação ocorrerá sempre aos sábados a fim de facilitar a visitar ao maior número de residências.

CRONOGRAMA:

13/04- Planalto/ Nova Anchieta

27/04- Ubu (na Feira de Saúde da ESF)

04/05- Morro da Penha / Porto de Cima

11/05- Nova Jerusalém

18/05- Nova Esperança

25/05- Centro

OBS: Breve novas datas e novas localidades

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *