Anchieta é caso de sucesso no Empreender Bahia

Município foi convidado pela instituição para representar o município e abordar sobre a experiência da atual gestão no enfrentamento de uma crise financeira com criatividade e foco no empreendedorismo

O secretário municipal de Desenvolvimento de Anchieta, Marcos Kneip, participou esta semana do Empreendedor Bahia, evento realizado pelo Sebrae na cidade de Salvador, que Projeto do Sebrae que promove a diálogo sobre o ambiente de negócios favorável para a atuação das pequenas empresas nos municípios. Kneip foi convidado pela instituição para representar o município e abordar sobre a experiência da atual gestão no enfrentamento de uma crise financeira com criatividade e foco no empreendedorismo.

Na ocasião ele destacou o Programa “Anchieta Criativa e Empreendedora” e seus dez projetos que já estão trazendo resultados positivos para a cidade. O Prefeito Empreendedor da Bahia também premia os prefeitos dos municípios baianos que se destacaram por excelência na gestão pública com projetos voltados ao empreendedorismo.

Palestrando para prefeitos e gestores públicos a respeito da experiência da atual gestão, Kneip abordou as medidas adotadas pela administração a fim de enfrentar a maior crise financeira de sua história com criatividade e foco em ações para fomentar o empreendedorismo. “Começamos a palestra exibindo um vídeo sobre a nossa cidade, depois expliquei que, mesmo passando por uma crise aguda, estamos conseguindo praticar uma política de incentivos ao empreendedorismo, de valorização ao empreendedor, de desburocratização dos procedimentos e de criação e manutenção de um ambiente de negócio favorável. É gratificante ver o reconhecimento da Gestão”, comenta Kneip.

Para o prefeito Fabrício Petri, o convite demonstra que a gestão está no caminho certo. “Estamos cada vez mais melhorando nossos processos e aprimorando nossas práticas empreendedoras, a fim de incentivar os micro e pequenos empreendedores que representam 95% das empresas de Anchieta. São eles quem geram emprego e foram os responsáveis por manter em movimento a economia de Anchieta neste período sem a Samarco. Temos que reconhecer que ainda vivenciamos uma crise, mas hoje não temos dúvidas, fazemos mais com menos”, destaca Petri.

 

Anchieta sem Samarco

Kneip faz um balanço de Anchieta sem a operação da Samarco. “Mesmo passado três anos sem a operação da Samarco, a cidade continua bem cuidada, limpa, na saúde, Anchieta é o município que mais investe no Estado. Na educação é o 3º que mais investe em educação, com índices de criminalidades baixíssimos, muitos eventos com objetivo de reduzir a sazonalidade do turismo. E tudo isso com as contas em dia. Vamos sair desta crise fortalecidos. Continuamos não medindo esforços para gerar mais empregos e temos a certeza de que uma cidade quando é boa para viver, também é boa para se investir”, comemora Kneip.

 

Anchieta Criativa e Empreendedora

Este é o nome de um programa que completou um ano este mês, que foi criado para promover a economia local e gerar emprego e renda para as famílias do município. Nesse programa 10 projetos foram lançados e já estão dando frutos, como é o caso da aprovação da lei que restringe aos anchietenses a licença para o serviço de comércio ambulante e eventual, lei da Incubadora Criarte, Lei da Rua Viva, reforma da Lei Geral Micro e Pequenas Empresas, dentre outras.

Outras ações também já estão em prática, como criação de novos eventos, fomento ao empreendedor, desburocratização do serviço público, introdução da disciplina empreendedorismo nas escolas de tempo integral, criação de aplicativo Anchieta em Rede, entre muitas outras iniciativas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *