Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha e Piúma sem homicídio neste carnaval

Carnaval com saldo positivo, segundo a PM – tranquilo, sem homicídios, apenas pequenas brigas, duas armas apreendidas e poucas prisões na área de atuação da 10ª CIA Independente

Piúma recebeu nestes cinco dias de carnaval não menos que 300 mil turistas circulando pelo balneário. Na região milhares de foliões escolheram o Sul do Espírito Santo para pular o carnaval, curtir praias e se divertir atrás dos blocos.

Mesmo com tanta gente, a 10ª CIA Independente da Polícia Militar – PM, que abrange os munícipios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha e Piúma informou que o carnaval nestas cidades foi bastante tranquilo, sem registro de ocorrência de grande vulto. Apenas duas apreensões de arma de fogo, e algumas prisões. Um revólver calibre 32 apreendido em Piúma e uma pistola 765 apreendida em Alfredo Chaves, na segunda-feira, 04.

De acordo com o Major Marsuel Botelho Riani, comandante da 10ª Independente, de uma forma geral não houve violência de grande proporção, nenhuma tentativa de homicídio, nem assassinatos. Houveram prisões por conta desacato, durante uma abordagem policial para apreensão de caixa de som automotivo, em que um casal foi detido em Piúma, duas prisões por porte de arma. Nada de grande vulto.

Salientou o major que as prefeituras contribuíram muito para o trabalho da Polícia Militar, elas atenderam as solicitações, as programações com encerramento mais cedo também contribuíram para a tranquilidade, quem ganhou com isso, sem dúvida foi a sociedade.

Em Piúma, a Prefeitura realizou diversas reuniões com a Corporação, com o Ministério Público e registrou em ata algumas medidas, estas foram devidamente cumpridas segundo Riani. O combate efetivo da Secretaria de Meio Ambiente ao som automotivo também foi lembrado pelo major e pelo subtenente Bruno, comandante da Cavalaria, com uma ação que ajudou muito no trabalho dos policiais.

Ratificou o comandante da 10ª CIA que ainda não há um estudo comparativo que seja capaz de pontuar qual a relação do carro de som, ou do som em caixas, com o aumento da violência, mas ele estima que haja necessidade de se estudar, pois, percebe que, quando se combate este tipo de som, diminui as ocorrências policiais. Tem menos confusão.

Em Anchieta, informou Riani, a Prefeitura através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM em parceria com a PM contribui sobremaneira para a ação da corporação. “De uma forma geral foi muito tranquilo, a ação preventiva evita o delito, as prefeituras somaram com a PM no resultado deste carnaval”, salientou o major Riani.

Cavalaria

A Reportagem foi ao Haras Monte Aghá e lá falou com o subcomandante da Polícia Militar, Bruno, responsável pelo comando da tropa montada. Ele foi enfático, disse que o carnaval em Piúma foi bem tranquilo, não houve registros de violência em grandes vultos.

Oportunamente, elogiou o acolhimento da tropa pela Prefeitura, elogiou a Pousada e Haras Monte Aghá, onde ficaram hospedados os policiais e o animais nas baias. Disse que durante noite trabalhavam e de dia podiam descansar com tranquilidade, os cavalos pastarem e desestressarem em um lugar totalmente apropriado. “A saúde do animal é muito importante para o nosso trabalho”, disse.

Em tempo, o comandante da cavalaria frisou que a Prefeitura foi muito eficiente no controle do som automotivo e que este trabalho influenciou na ação da cavalaria. Houveram poucas brigas, isoladas e logo foram contidas. “Não nos deparamos com nenhuma ocorrência de grande proporção, houve pequenas brigas isoladas e logo contidas, a coibição do carro de som ajudou muito. A programação elaborada pela prefeitura mais reduzida no limite de horário, contribuiu bastante. A medida que se estende a programação, se estende também o consumo de álcool e drogas, na multidão o ciclo de problema aumenta. Nossa avaliação é positiva, em relação ao grande público, o índice de problemas foi mínimo, nada que se voltasse para algo mais grave, graça a Deus pudemos contribuir para o sucesso deste evento. Foi um carnaval muito bonito com uma programação muito bacana”, elogiou o subtenente Bruno.

Finalizando, o subtenente responsável pela cavalaria agradeceu a Prefeitura que promoveu o evento e que acolheu a tropa e aos cavalos. A cavalaria permanece na cidade até o dia 10.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *