Alunos participam de limpeza de praias e meio ambiente em Anchieta

Alunos com apoio da equipe da prefeitura irão recolher todo lixo em um amplo trecho do litoral anchietense.

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), está promovendo diversas atividades até sexta, 07, para comemorar a Semana do Meio Ambiente. Campanha de descarte de lixo eletrônico, plantio de árvores e limpeza de praias fazem parte da programação.

Amanhã (06) haverá a limpeza de um trecho do litoral de Anchieta, próximo a Praia de Ubu. A iniciativa terá participação de alunos da escola local, juntamente com profissionais da equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

O local, segundo informações da Seman, trata-se de um trecho dentro da Unidade de Conservação APA Tartaruga, compreendendo um perímetro que abrange o porto da Samarco, Praia do Além e Praia de Tiquiçaba. De acordo com os organizadores, nesse percurso será recolhido todo o tipo de lixo poluidor do ambiente e da vida marinha, principalmente plásticos, que são os maiores responsáveis pela poluição marinha, e os mais descartados inadequadamente nesses ambientes.

Já hoje (05) aconteceu plantio de árvores em uma área próxima a nascente situada no Sítio Três Barras, na localidade de mesmo nome, no interior do município. A ação fez parte do Programa Anchieta Mais Verde e do Projeto Plantando o Futuro – Recuperação de Nascente, desenvolvido desde 2017 pela secretaria.

O sítio é de propriedade da agricultura familiar, Gracinda Costa Fernandes, 79 anos. No local foram plantadas cerca de 100 mudas nativas. O plantio, de acordo com a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins, objetivou recuperar a mata ciliar em torno da nascente.

Além do plantio a equipe da SEMAN mobiliza o proprietário, orienta, e ajuda na limpeza e cercamento do local. Na contrapartida, o proprietário também se disponibiliza a ajudar nos trabalhos de manutenção das mudas e na limpeza do local.

Campanha de Lixo Eletrônico

No período de 03 a 07 de junho será promovida a ‘Campanha Descarte Consciente de Lixo Eletrônico’. Os locais de entrega solitária dos materiais serão em vários pontos, na sede e no interior do município. Na próxima sexta (07), uma equipe ficará em frente à prefeitura o dia todo recebendo esses materiais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *