Alunos de escola de tempo integral visitam a Casa dos Braga

Na ocasião, eles continuaram os estudos sobre o imóvel histórico e a família que ali viveu

Alunos da escola municipal Aurora Estelitta Herkenhoff, do bairro Aquidaban, foram levados à Casa dos Braga, na última semana, para uma aula de campo sobre o imóvel histórico e a célebre família que ali viveu, da qual fazem parte os irmãos escritores Rubem e Newton e o pai deles, Francisco Braga, primeiro prefeito da cidade.

A atividade extraclasse envolveu duas turmas da educação infantil (pré-escola) da unidade de ensino, que participa da primeira fase do programa municipal de educação de tempo integral. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de continuar os estudos sobre o tema, que começaram no início do ano e envolveram a 7ª Bienal Rubem Braga, realizada em maio no município.

“As crianças ficaram encantadas com o espaço. Associaram rapidamente o que já haviam aprendido em sala de aula com a exposição dos materiais na casa. A atenção ficou em torno da réplica do Rubem, a cadeira de balanço e o quadro de Cândido Portinari”, explicou Rita de Cassia Paganini, gestora da escola.

Ao explorarem o espaço externo, destacou ela, os alunos observaram, também, o pé de fruta-pão e da “saboneteira”, que tem destaque na obra e infância de Rubem, e assistiram, ainda, à narração dramatizada da crônica “O padeiro”, feita por uma professora da própria unidade de ensino.

“Após o retorno para a escola, as crianças terminaram uma produção em forma de livros, que foram expostos na árvore no pátio da escola, como se fossem frutas”, concluiu a gestora.

Tempo integral

Além da Aurora Estelitta Herkenhoff, integra o projeto-piloto de educação em tempo integral na rede municipal de Cachoeiro a escola Athayr Cagnin, onde são atendidas com a jornada ampliada turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

No período integral, a criança entra às 7h e sai às 17h, de segunda a sexta. A grade tem tempo livre orientado e o almoço e intercala matérias do núcleo comum a novas atividades, como dança, musicalização, complementações de cálculo e de leitura, teatro, orientação para a vida, inglês, artes plásticas e capoeira.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *