Alunos da Escola Família Agrícola têm curso sobre derivados do leite

Objetivo é que estudantes adquiram qualificação em atividades agroindustriaisAlunos da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) participam, desta segunda (6) até quarta-feira (8), de um curso sobre produção de derivados do leite, na Cozinha Comunitária do distrito de Itaoca. A capacitação, realizada por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), é um complemento às atividades curriculares da instituição.

Durante o curso, os 15 estudantes da Efaci, que funciona no distrito de Pacotuba, na Fazenda Experimental Bananal do Norte (do Incaper), estão aprendendo os processos de produção de queijo, requeijão, iogurte, dentre outros produtos. Desse modo, os alunos ganham maior capacitação e familiaridade com a produção agroindustrial.

“Os alunos da Efaci realizam uma série de atividades práticas relacionadas a técnicas agrícolas e não agrícolas. O objetivo desse curso específico é oferecer-lhes maior capacitação em atividades que podem ser desenvolvidas no campo junto às suas famílias, além de aprimorar seus conhecimentos técnicos em geral”, destaca o coordenador da Efaci, Marcelo da Páschoa Chagas.

A Efaci é fruto de parceria entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e a prefeitura de Cachoeiro. Em quatro anos, o aluno realiza, gratuitamente, o curso técnico em agropecuária integrado ao Ensino Médio, o que o prepara para seguir tanto no ensino superior quanto para atuar no mercado de trabalho no meio rural.

Curso para beneficiários de assistência social

Também em parceria com o Senar, deverá ser realizado, no mês de setembro,  na Cozinha Comunitária de Itaoca, um curso sobre preparação de doces e compotas para usuários dos centros de referência de assistência social de Cachoeiro (Cras e Creas). O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação para a geração de emprego e renda.

O curso com usuários dos Cras e Creas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que também é responsável pela manutenção da Cozinha Comunitária.

Área de anexos
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *