Alunos aprendem na prática sobre meio ambiente onde vivem

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Irmã Terezinha Godoy, em Anchieta, participaram na semana passada de um dia de campo com objetivo de vivenciar as áreas verdes do município. A atividade fez parte da disciplina de ciências e ajudou contextualizar o que foi aprendido na disciplina e fazer os alunos a refletirem sobre o meio que vivem.

De acordo com a professora de ciências, Cynthia Rovetta, antes da visita aos parques e áreas verdes do município, os alunos tiveram acesso a vários tipos de textos, envolvendo a temática, a fim de interpretar e produzirem suas próprias opiniões e dúvidas sobre o assunto. “Além dos textos os alunos tiveram uma palestra com técnicos da secretaria de Meio Ambiente”, disse.

A aula de campo foi acompanhada por professores da instituição e pela bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Carolina Sangali. Eles visitaram áreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio, incluindo parte do manguezal e das Ruínas Jesuíticas.

“Proporcionar aos alunos a vivência dos objetos de estudo é simplesmente uma viagem ao mundo real que os livros, em sua maioria, não evidenciam”, afirma Rovetta, feliz com o resultado.

Quem aprovou a iniciativa foi Liane Nunes de Souza Gadelha, mãe do Gabriel Augusto, um dos alunos que participou das atividades. “Dou total apoio à essas iniciativas. É fundamental unir teoria à prática. Na forma lúdica o aprendizado tem melhor aproveitamento e os alunos ficam radiantes ver na prática o que aprendem na escola”, disse.

Durante o contato com a natureza, os alunos e professores realizarm a coleta de lixo de parte do manguezal, por onde passaram. Como tarefa, os alunos produziram vídeos e imagens que serão apresentadas em sala de aula, explicando tudo que aprender

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *