Alfredo Chaves e Iconha-ES – para quem quer mais que folia

Para quem não quer folia a dica é conhecer os municípios de Alfredo Chaves e Iconha, paraísos repletos de opções que vão muito mais além que o samba e fantasias

A programação de Carnaval de Alfredo Chaves está recheada de atrações, de samba e alegria. Mas quem estiver pela cidade e afim de curtir outras emoções além da folia carnavalesca escolheu o município com grande potencial turístico e lugares super bacanas com ótimas hospedagens e paisagens maravilhosas.

As temperaturas estão mais quentes, o sol está aí em um céu limpo, parece perfeito, mas fatores climáticos não são os únicos incentivos para visitar o interior de Alfredo Chaves, que traz no meio das roças, pousada com toda a infraestrutura que o turista busca, conforto e beleza. Essa época costuma ser uma boa alternativa também para fugir da multidão de turistas da alta temporada, de e encontrar tranquilidade em lugar bonito por natureza.

Carolina 

Aqui, a dica e banhar-se nas cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.

São Roque de Maravilha

A cachoeira Maravilha e o “Carrefour da Roça” são algumas uma das atrações desta vila encantadora. Além das pousadas lindas que têm à disposição e atendimento vip.

A título de exemplo, a Pousada Paraíso idealizada pelos empresários José Luís Rebello e Rejane Darós Rebello pensada nos mínimos detalhes para atender os mais exigentes turistas. O casal se encantou pela comunidade de São Roque de Maravilha e decidiu construir a Pousada Paraíso, um local que vai muito além da hospedagem. Por lá, é possível conhecer a produção artesanal de sabonetes, aromatizantes e velas perfumadas. Além disso, os pães caseiros feitos no local são deliciosos. Um convite imperdível!

Além de hospedagem completa, o casal também orienta os hóspedes sobre as atrações locais. Uma delas chama a atenção pela simplicidade e originalidade.  “Aqui, a prática do escambo existe e é muito utilizada. Quando um hóspede chega, indicamos o “Carrefour da Roça”, que comercializa todos os tipos de produto. O proprietário, ao receber esse turista abre as portas, até deixa pagar a conta no dia em que deixam a Pousada. Indicamos os locais onde vendem outros produtos, como também a floricultura. Temos prazer em difundir o turismo na nossa região. É tudo perfeito. Realmente um pedaço do paraíso”, afirmou Rejane.

 

Ibitiruí 

O distrito compõe um roteiro com as cachoeiras Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria

São João de Crubixá: 

Já neste distrito você encontrará a Cachoeira do Quintino, corredeira do Paganini.

Parque Municipal Antônio Negreiros Neto (sede):  

Está localizado na sede do município, próximo ao parque de exposição. Uma área propícia para caminhada e ciclismo, em contato pleno com a natureza. Possui uma casa de apoio, lago e árvores nativas e frutíferas.

Pedra do Gururu:

Está localizada na sede a cerca de 3 km e com altitude de 450 metros acima do nível do mar. No seu topo há um cruzeiro onde são feitas caminhadas todos os anos com celebrações religiosas. A trilha de subida a pé tem duração média de 1h30 às 2h. O local oferece a possibilidade de caminhadas ecológicas, escaladas, montanhismo e vôos livre de asa delta e de parapente, apesar de não possuir rampa oficial.

Para todas as localidades há acesso pelas BRs 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.

Para mais informações sobre endereços e contatos de pousadas basta acessar site: http://turismo.alfredochaves.es.gov.br


ICONHA – opções a parte para quem quer mais que folia

Para uns o carnaval é sinônimo de folia, agito, fantasias, diversão sem hora para acabar. Entretanto, para outros, carnaval é sinônimo de dias de folga para curtir a natureza e, simplesmente, descansar com a família, fazer um belo passeio, conhecer lugares excêntricos, experimentar novos ares.

E, para quem não conhece Iconha e o seu rico interior com suas peculiaridades, foi montado um roteiro de curtição nas montanhas, um roteiro repleto de belezas naturais para quem gosta de pedalar, ou tomar um banho de cachoeira, degustar uma gastronomia mais da roça e até se hospedar em espaços onde sua companhia pode ser apenas o canto dos pássaros e melodia das quedas D’águas, enfim, um roteiro que tem um único objetivo, te encantar.

Circuito Acqua e cachoeiras 

Circuito Agroecológico– Se localiza no vilarejo de Campinho, onde se pode contemplar paisagens bucólicas. No local as famílias ainda vivem em casas típicas, com varandas estreitas e jardins floridos, sendo um agradável destino para quem deseja desfrutar do turismo. Empreendimentos: Agroecoturismo Sítio Vida, Vero Sapore, Sítio Vovô Rodolfo, Sítio Sardinha e a Associação de Artesanato de Iconha (ASSOARTI).

Circuito Ácqua– Na Comunidade de Cachoeira do Meio, podemos comtemplar um percurso contornado com belas cachoeiras e quedas d’águas que formam piscinas naturais em todo o seu trajeto, local ideal para a contemplação da paisagem das montanhas e flora local. Empreendimentos: Quiosque e Chalés Rudney, Recanto das Pedras e Quiosque Primeira Opção.

Circuito de Cicloturismo Giro D’Iconha– trajeto percorrido em meio à natureza, com aproximadamente 40 km, contemplando trilhas que passam por matas, rios e cachoeiras, promovendo de forma conjunta o estímulo a prática esportiva e a integração com a natureza.

O Município de Iconha possui muitas pequenas cachoeiras nos caminhos entre uma comunidade e outra. Para quem gosta de banho de água doce o município oferece a Cachoeira do Salto Grande, localizada entre as comunidades de Bom Destino e Monte Belo. A Cachoeira do Meio com várias quedas d’água entre elas a que está situada na propriedade do Chalés do Rudney, que oferece infraestrutura de lanchonete e restaurante, além de piscinas e área de churrasco. Existe também as cachoeiras de São Caetano e Venezuela.

Região da Costa e da Imigração

Iconha faz parte da Região Turística da Costa e da Imigração que compreende seis municípios do Sul do Espírito Santo. (Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy).Situada no sul do Espírito Santo, Iconha é um município reconhecido pela sua qualidade de vida e forte potencial na agricultura orgânica e belezas naturais. O município abriga rios e cachoeiras que embelezam ainda mais a localidade.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *