Agentes de Endemias passam por capacitação com instrutores da Secretaria de Estado da Saúde (SESA)

Os Agentes de Endemias estão recebendo da equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), um treinamento que vem sendo realizado em todo o Estado e que recebeu o nome de “Aedes e controle de endemias”.

A parte teórica da capacitação está dividida em etapas. A primeira começou dia 16 de abril em Piúma, no Auditório do Centro de Formação MEPES, com a participação dos agentes de Iconha, Itapemirim e Vargem Alta e termina nesta sexta-feira (20).

Mais duas capacitações teóricas serão realizadas com a participação de outros municípios. Já a parte prática ocorrerá em cada município separadamente.

O objetivo do treinamento é igualar a atuação dos agentes de endemias melhorando a qualidade do serviço prestado à sociedade no controle do Aedes Aegytpi, que além da dengue, transmite também chikungunya e zika, com riscos de se tornar transmissor da febre amarela urbana.

Vale ressaltar que a capacitação é composta de parte teórica em sala de aula, seguindo todo o protocolo do Ministério da Saúde, e parte prática, com o chamado serviço de campo, que desenvolve as técnicas utilizadas nas visitas de inspeção das residências.

A Prefeitura reforça que o Agente de Combate às Endemias deve trabalhar de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família (ESF) e em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, e aproveita para pedir à população que colabore com as medidas de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *