Afinal: o que causou mal-estar nos alunos de Novo Horizonte?

 

Prefeitura de Anchieta não afirma, supõe que seria a bactéria Staphylococcus uma possível causa da intoxicação dos 27 alunos da escola Novo Horizonte

 

A explicação dada pela Prefeitura de Anchieta a uma possível causa da contaminação dos alunos da Escola Municipal Novo Horizonte, na tarde do último dia 16 é a bactéria Staphylococcus, de acordo com nota enviada a redação.

A nota oficial afirma que a Secretaria de Estado da Saúde a pedido da Prefeitura de Anchieta, verificou-se a presença da bactéria do tipo staphylococcus, que pode ter sido a causadora desse mal-estar. Entretanto, não assegurou onde essa bactéria pode ter sido localizada para contaminar 27 estudantes, na tarde do dia 16 de fevereiro. Lembrando que a nota deixa dúvidas no ar, uma vez que não afirma, diz que pode ter sido a bactéria.

A Prefeitura de Anchieta ignorou completamente o fato da merenda ser encontrada na lixeira da escola pela reportagem, e possivelmente, esses alimentos não seguiram para análise, uma vez que, além de terem sido descartados a Reportagem ao acionar a Polícia Militar (PM) para constatar a presença de comida na lixeira, a mesma não apreendeu para encaminhar a análises laboratoriais. Ficou o dito pelo não dito. Ou seja, ninguém nunca saberá de fato se aquela comida encontrada no lixo foi a servida aos alunos naquela tarde. Mesmo sendo restos de arroz, feijão, carne moída e em outro saco frango congelado, que não teria sido servido naquela data.

Se a comida servida estava estragada, nem apreensão e sem análise desta a sociedade dificilmente saberá de fato o que pode ter causado mal aos alunos. É certo que, segundo a Prefeitura os alimentos estavam dentro do prazo de validade e nada de irregular foi encontrado pelo Conselho de Merenda e pela Vigilância Epidemiológica. A pergunta que fica, em que alimentos foram feitas as análises, nas comidas ainda não preparadas que estavam nas dispensas?

A reportagem encaminhou demanda a Comunicação para melhor entender onde foram realizadas as análises que demonstraram a bactéria staphylococcus como uma possível causa da contaminação nas crianças. Se teria sido em alimentos não preparados, ou amostras de exames dos alunos. Questionou também: Explique por que jogaram na lixeira frango preparado para consumo congelado? E as sacolas com o resto da merenda que foi servida? Essa comida foi analisada pelo Conselho de Alimentação Escolar?  Como analisaram se estava no lixo? A Assessoria de Comunicação não respondeu aos questionamentos do jornal.

 

Bactéria é perigosa

Para o médico consultado pela Reportagem, Glauco Almeida Dahan as bactérias Staphylococcus são muito perigosas, pertencem à família dos cocos Gram-positivos. “Estas bactérias são a causa de muitas infecções em seres humanos. Infecções afeta principalmente a pele e pode ser localizada em certas partes do corpo ou generalizada. Quando staphylococcus são liberadas para o sangue, eles tomam muitas formas e podendo gerar manifestações patológicas muito extremas”, explicou.

De acordo com informações do médico Glauco Almeida Dahan, algumas dessas Cepas podem ser muito resistentes a antibioticoterapia convencional em função das mutações genéticas que essas bactérias podem sofrer e se apresentarem de forma categoricamente muito resistentes. Membranas mucosas áreas húmidas do corpo são os locais de colonização. Eles têm a capacidade de se multiplicar rapidamente e em grandes números em áreas húmidas. Os adultos são na maioria dos casos portadores dessas bactérias.

Fases de Infecção Staphylococcus

A infecção ocorre em três fases. A primeira é a proliferação: as bactérias multiplicam e espalham-se. A segunda é a invasão: Migração de bactérias para as células e a terceira. É a destruição: Destruição de tecidos pelas bactérias.

Os Staphylococcus são responsáveis ​​pela maior parte das doenças que afetam as membranas mucosas, tais como foliculite, impetigo e furúnculos. Além disso, o consumo de alimentos contaminados por estas bactérias pode provocar intoxicação alimentar.

No caso de Anchieta desde o dia do fato ocorrido, os alimentos são descartados de uma possibilidade de contaminação, inicialmente suspeitaram da água, mas não foi. O Conselho de Merenda e a Vigilância Sanitária asseguraram que não havia nada de irregular com os alimentos que teriam sido vistoriados.

Envenenamento Staphylococcus

Os alimentos mais comumente contaminados são carne e produtos lácteos. Os sintomas são visíveis 1 a 6 horas após a ingestão. Cólicas, dor de estômago alto, diarreia e vómitos estão entre os sintomas de infecção com estafilococos.

Síndrome da Pele Estafilocócica

Os recém-nascidos são mais frequentemente afetados por esta infecção da pele. É caracterizada por manchas vermelhas nas partes do corpo. Estes pontos se assemelham ao da pele escaldada. Adultos raramente são afetados, mas os mais vulneráveis ​​são aqueles com um sistema imunitário enfraquecido ou com insuficiência renal.

Áreas de Risco Staphylococcus

Os hospitais ou instalações médicas são muitas vezes lugares contaminados por estafilococos. Os indivíduos saudáveis ​​são imunes à infecção porque as bactérias estão frequentemente presentes na pele, mas eles são muito perigosos para as pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos.

Apoio Staphylococcus

Tal como acontece com todas as doenças bacterianas. Recomenda-se manter uma boa higiene. Devemos eliminar todos os fautores que podem promover o crescimento de bactérias. Os médicos prescrevem frequentemente antibióticos como a clindamicina ou cotrimoxazol. Além disso, os pesquisadores descobriram que extratos de alho pode diminuir os sintomas.

 

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Anchieta informa que não mediu esforços para apurar as possíveis causas que levaram 27 crianças da Escola de Novo Horizonte a procurarem atendimento médico, no mês de fevereiro, vítimas de desconforto intestinal.

A Secretaria de Educação, o Conselho de Alimentação Escolar e técnicos da Vigilância Sanitária avaliaram todas as possibilidades de contaminação, seja nos alimentos, na água, ou no manuseio quando do preparo dos alimentos.

Com os últimos resultados, apresentados nesta terça feira (13/03) pela Secretaria de Estado da Saúde a pedido da Prefeitura de Anchieta, verificou-se a presença da bactéria do tipo staphylococcus, que pode ter sido a causadora desse mal-estar.

Os staphylococcus são bactérias comuns no ser humano, estando presentes inclusive em pessoas que gozam de perfeito estado de saúde.  A manifestação de forma negativa ocorre quando existe algum tipo de desarmonia, como baixa imunidade, por exemplo.

Isso pode explicar o fato de mais de 90 crianças terem se alimentado e, infelizmente, 27 terem apresentado esse mal-estar.

Essa contaminação se torna ainda mais propensa em épocas de calor, como foi verificado em várias cidades do ES no mesmo período do ocorrido em Anchieta.

As análises realizadas na água mostraram a inexistência de contaminação bacteriológica, o que garante o seu consumo.

Contudo é importante frisar que o Conselho de Alimentação Escolar acompanhou de perto toda a elucidação do caso, constatando que os alimentos consumidos estavam rigorosamente dentro do prazo de validade.

A Prefeitura de Anchieta informa que sempre tomou as medidas necessárias para evitar qualquer tipo de problema relacionado a esse fato, e que as mesmas vêm sendo intensificadas.

Entre essas medidas estão: Capacitações constantes para merendeiras e serventes, confecção de um manual para cada escola com boas práticas de manuseio no preparo dos alimentos, acompanhamento constante do Conselho de Alimentação Escolar, nutricionista, e rigor nas condições adequadas de armazenamento dos alimentos.

A prefeitura informa ainda que prestou todo acompanhamento aos familiares e às crianças durante as horas em que elas precisaram de atendimento.

Por fim, a Secretaria de Educação e o Conselho de Alimentação Escolar reiteram o compromisso de continuar com o trabalho de qualidade para que nossos estudantes estejam sempre bem assistidos nas escolas do município.

 

Prefeitura Municipal de Anchieta

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *