Advogado é escolhido Cachoeirense Ausente de 2018

Morando em Vila Velha, José Eduardo também atua como palestrante e comentarista de rádio; seu bisavô fundou a Fábrica de Pios.

O advogado José Eduardo Coelho Dias foi eleito o Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2018 nesta quinta-feira (10), após votação pela manhã, na Sala Levino Fanzeres, que fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro, no Centro. Votaram os membros da comissão municipal responsável pela definição do Cachoeirense Ausente, com representantes de 27 entidades, os quais ratificaram a candidatura única do advogado.

Atualmente residindo em Vila Velha, José Eduardo mudou-se de Cachoeiro em 1992, após passar em um concurso público. Ele é especialista em Direito de Família e, além de exercer a advocacia, atua como professor universitário e palestrante. É também o criador do site Questões de Família e comentarista da rádio CBN Vitória sobre o tema, além de presidir a comissão especial da OAB-ES na área de direito de família.

É bisneto de Maurílio Coelho, fundador da centenária Fábrica de Pios de Aves, localizada na Ilha da Luz e única na América Latina, e filho de José Dias Netto, o ‘Zé da Carneiro’, um dos pioneiros no comércio de instrumentos musicais em Cachoeiro e no sul do estado.

“Não tenho nem palavras pra descrever a emoção que eu estou sentindo! Eu acho que todo cachoeirense que não mora mais em Cachoeiro no fundo sonha em receber essa honraria. Eu estou muito feliz e agradecido pelo reconhecimento! Isso mostra que o que eu fiz na vida não vai passar em branco”, afirmou “Zedu”, como também é conhecido.

Presente na votação como uma das representantes do Rotary Cachoeiro, Denise Vieira destacou a qualificação de José Eduardo e a importância da preservação das tradições culturais do município.

“O candidato que foi colocado é excelente, tem bastante representatividade. A nossa instituição se sente gratificada por participar desse momento de escolha por ser uma honraria muito tradicional do município, a qual esperamos que se mantenha”, comentou.

Honraria foi criada por Newton Braga

Cachoeirense Ausente Nº 1 é uma honraria concedida anualmente como parte das festividades do Dia de Cachoeiro (29 de junho). Foi criada pelo poeta, advogado e jornalista Newton Braga – irmão de Rubem –, como forma de homenagear conterrâneos que não viviam mais em Cachoeiro, mas que mantinham laços com a cidade natal. Foi instituída formalmente no fim da década de 1930.

Entre as personalidades já agraciadas estão o cantor Roberto Carlos, o escritor Rubem Braga, o arquiteto Ary Garcia Roza, o compositor Raul Sampaio Cocco, o ator Jece Valadão, o advogado Sérgio Bermudes e o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Ernane Galvêas. Em 2017, foi condecorado o ator e empresário Acacio Frauches.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *