Acelera para combater defasagem em Piúma

 

O projeto já está sendo desenvolvido nas escolas Itaputanga, Céu Azul Lacerda de Aguiar

 

O projeto Aceleração de Estudos foi lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Piúma com a finalidade de possibilitar a correção da distorção idade/série para os alunos que possuem a defasagem de idade de dois anos ou mais em relação a idade/ano que estão matriculados. Podendo ser atendidos alunos inseridos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, possibilitando o combate ao fracasso escolar, proporcionando ao público alvo a superação da autoestima e das dificuldades apresentadas relacionadas ao processo de ensino aprendizagem.

De acordo com a secretária de Educação, Isabel Fernanda Scherrer Rocha, as causas que culminam os estudantes a distorção do fluxo escolar são diversas, como: o abandono, a infrequência causando a repetência, regresso do aluno evadido, baixo desempenho comparado aos outros estudantes, falta de incentivo da família, o envolvimento com drogas e outros. “Diante do quadro que se encontra as turmas, principalmente de 6º ao 8º ano, onde a idade normal seria de: 6º ano – 11 anos; 7º ano – 12 anos; 8º ano – 13 anos, o que acontece na realidade, são um grande número de estudantes nestes anos com 15 a 17 anos. Muitos com até 4 anos em defasagem. Esses alunos já não tem a mesma motivação. Pensando nestes adolescentes e na garantia de condições igualitárias de acesso e permanência do educando, sem discriminação de qualquer natureza, e com padrão de qualidade, conforme princípios constitucionais preceituados no artigo 206, a secretaria de Educação Municipal organizou turmas de aceleração”, explicou Fernanda. O Projeto Aceleração de Estudos atualmente já está sendo desenvolvido nas Escolas “Itaputanga”, Nível I e II (Fundamental I) e, nas escolas “Céu Azul” e “Lacerda de Aguiar” com os Níveis III e IV (Fundamental II).

As turmas são organizadas por níveis de escolaridade e de acordo com as idades em defasagem. Podem participar os estudantes que estão com 2 (dois) anos ou mais de defasagem de série/ano em relação à idade atual.

O calendário é o mesmo do Ensino Regular da rede Municipal de Ensino com a mesma carga horária e com a organização curricular conforme a Base Nacional Curricular Comum de acordo com as áreas de conhecimento: Linguagem: Língua Portuguesa, Educação Física e Arte; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os participantes do projeto, ao término do ano letivo poderão ser acelerado até 2 (duas) séries/Anos adiante conforme o seu rendimento.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *