Ação contra câncer bucal fez 200 exames em consultório móvel

Atendimentos foram feitos por equipe de dentistas, no ônibus da Secretaria de Saúde

Em ação realizada na Praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, nesta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou 200 exames clínicos gratuitos capazes de detectar câncer de boca.

Os atendimentos foram feitos por uma equipe de dentistas, de manhã e à tarde, no ônibus do projeto Cachoeiro+Saúde, que é equipado com consultório odontológico.

Além da realização do exame, a equipe orientou as pessoas que passaram pela praça sobre prevenção, sintomas e fatores de risco da doença.

João Marques, 45, fez questão de fazer o exame e também levou seus dois filhos pequenos para serem atendidos. “Acho muito válida e importante esta ação no município. Nem todas as pessoas conhecem ou têm acesso a esse tipo de exame. Quis trazer meus filhos também, pois a orientação e o exame são fundamentais”, disse João.

A coordenadora de Saúde Bucal da Semus, Graziela Baptista Pinto Lima, destacou a importância da ação como oportunidade para esclarecimento das pessoas sobre a doença. “Distribuímos panfletos e 150 kits de higiene bucal, alertarmos as pessoas sobre a importância da prevenção e de se consultarem com dentistas regularmente. O resultado foi muito positivo”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 18 das pessoas examinadas foram identificadas alterações e elas precisarão fazer novos exames. Esses pacientes foram encaminhados ao Ambulatório Bucomaxilo Facial do Hospital Evangélico, no município, que possui uma equipe médica especializada nesse tipo de análise.

Câncer bucal

O câncer bucal tem maior incidência em homens acima de 40 anos, mas as mulheres não devem se descuidar também. O consumo excessivo de bebida alcoólica, a higiene oral feita de forma inadequada, exposição excessiva dos lábios ao sol e o tabagismo contribuem para potencializar o desenvolvimento da doença. São sintomas da doença manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca, feridas superficiais que não cicatrizam, dor ao mastigar, falar ou engolir, emagrecimento acentuado, nódulos no pescoço ou sangramentos. A recomendação para quem apresente algum desses sintomas é buscar atendimento em unidade básica de saúde com equipe odontológica.

Próximas visitas do ônibus da Saúde

Em função da ação da contra o câncer bucal, o cronograma de atendimento do projeto Cachoeiro+Saúde foi alterado. A visita à localidade de Grota Fria, que aconteceria nesta quarta, foi reprogramada para o dia 22. No dia 21, ônibus fará atendimento em São Joaquim, e no dia 29, São João da Lancha, no horário das 8h às 15h, fechando o calendário deste mês.

O consultório volante é uma iniciativa da prefeitura de Cachoeiro, por meio da Semus, que leva serviços médicos e odontológicos gratuitos à população de diferentes regiões, na cidade e no interior.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *