A noite iluminada: MÚSICA E DANÇA espetáculo argentino em Vitória

A noite; suas criaturas, o medo, a beleza e as luzes no escuridão

 

Sábado e domingo, às 17 horas, na rua Professor Baltazar, 152, Vitória, no Teatro Má Compahia, a Noite Iluminada, um espectáculo de música e dança – uma versão livre inspirada na história de Ray Bradbury – “A menina que iluminou a noite” (Switch on the Night).

A história consiste numa fusão de linguagens; canções, coreografias, poemas e diálogos curtos. Através deles, a história de um meninino (Esteban Bisio) que tem medo da escuridão é contada; medo que o mantém distante de brincar com as outras crianças do bairro no qual mora. Com o surgimento da Negra, uma garota fantástica (Lucía Reizner) ele perde o medo da noite e descobre toda a beleza que nela habita.

Este projeto foi criado na Argentina,onde já realizou 10 funções e foi recentemente traduzido para o português para ser apresentado em Vitória, Brasil, onde já estreou e tem várias datas marcadas para o restante de 2019.

 

Posta em cena

É uma proposta versátil que foi pensada para uma grande variedade de locais. A cenografia tem dois tecidos pendurados que montam o palco, um lustre, um banquinho, um violão, uma banca de alto-falante e microfone. Todos esses elementos são fornecidos

pela própria Companhia.

 

Ficha técnica

Elenco: Esteban Bisio e Lucía Reizner

Transposião: Cía. JUNCO

Composição coreografia: Lucía Reizner

Composição Musical: Esteban Bisio

Direção: Esteban Bisio

Direção dos atores: Marina Kamien

Costumes: Camila Mosset

Maquiagem: Leila Bustamante

Cenografia: Camila Mosset y Cía. Junco

Gráfico: Mauro Trullen

 

Função e atividade participativa

Como proposta pedagógica, a Cia Junco, além de realizar a função da obra A noite iluminada, propõe uma atividade lúdica para desenvolver após o espetáculo, junto com seus espectadores.


As criaturas da noite

Tomando como ponto de partida uma das cenas do trabalho em que o personagem principal é visitado por diferentes criaturas noturnas que o assustam, propomos aos meninos que inventem novas criaturas usando seu próprio corpo para representá-las e sua propria imaginação para desenhá-las

Companhia Junco

A companhía é constituída pela dançarina Lucia Reizner e o músico Esteban Bisio que, através de várias propostas cênicas e performativas, desenvolvem uma exploração das possibilidades de interação entre as linguagens da dança e da música.

Assim, em cada posta em cena coexiste uma grande variedade de estímulos sonoros, musicais, de movimentos, literários, que apelam a abertura das sensações dos espectadores. Uma música pode narrar uma parte da história, um poema pode criar uma atmosfera, uma dança pode gerar uma emoção, uma acrobacia pode descrever um personagem.

A  Companhia busca, através dessa convergência de linguagens, desenvolver a cena com uma abordagem poética em ressonância com a estética pesquisada.

 

 



 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *