A História do MEPES, contada por quem ajudou a fundar

 

 

O Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), foi criado em 1968, com o objetivo principal de promover o homem por meio da melhoria da qualidade de vida no meio rural

 

Por Aline Cunha (Free Lancer & Luciana Maximo /// Texto final

 

Sérgio Zamberlani, professor com mestrado na área pedagógica, monitor aposentado das Escolas Família do MEPES é quem conta um pouco desta história. Italiano, morando no Brasil desde 1938, juntamente com o Padre Humberto Pietrogrande,Mario Juliani e mais dois amigos fundaram o movimento no ES.

Em entrevista ao Jornal na varanda da sua casa em Anchieta ele contou que eram quatro paróquias criadas e cuidadas por jesuítas sendo uma em Anchieta, outra em Alfredo Chaves, Iconha e Rio Novo do Sul. Vários padres e estudantes de outras regiões do Brasil visitavam a localidade de Anchieta e era de costume passarem as férias por lá.

Vários Jesuítas com experiência em educação no âmbito rural foram se juntando e trouxeram para o Brasil as Escolas Famílias Agrícolas, na década de 60, entretanto, esse modelo de educação já existia na França desde 1935, como resposta aos desafios e necessidades do homem rural. O padre jesuíta Humberto Pietogrande e sob a influência das Scuole Della Famiglia Rurale da região de Veneto, na Itália, local de origem do jesuíta foi o fundador desse modelo educacional na região, em uma época que o Brasil estava passando por grandes transformações econômicas e políticas. “O êxodo rural era intenso, muitas famílias estavam deixando suas terras e migrando para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Naquela época não se falava em desenvolvimento sustentável, porém a Escola Família nada mais era que o prenúncio de um pensamento sustentável, onde o homem do campo aprendia e viver e utilizar de maneira sustentável os seus próprios recursos”, frisou.

De acordo com Zamberlani, por volta de 1936, alguns jovens da região foram escolhidos e enviados para a Itália, (região do Vêneto) onde permaneceram dois anos com o intuito de conhecer melhor a agricultura do país e trazer esta experiência para os demais envolvidos com a Escola Família. Atualmente são cerca de 20 Escolas Família no Espírito Santo.

Enfatizou Sérgio que em fevereiro de 1969 surge a primeira Escola Família em Anchieta em (Olivânia), em seguida a de Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e por último, Piúma, como uma escola que dava suporte a mecanização agrícola.

O MEPES também fazia e faz até hoje a formação de professores para as suas escolas e no Espírito Santo, foram formados professores da Bahia, do Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Minas Gerais. “Esta formação era feita na escola de Olivânia, haja visto que o MEPES atua apenas no Espírito Santo. O Padre Humberto fundou uma Associação que funciona no Piauí nos mesmos modelos, mas com outro nome. Associação essa que administra inclusive um Hospital assim como o nosso MEPES”.

 

Ações pioneiras

 

A história deste Movimento foi marcada por ações pioneiras, dentro de uma visão de futuro, buscando, a promoção integral do ser humano e melhoria da qualidade de vida no campo. Através da Ação Comunitária, iniciou suas atividades de diagnóstico da situação e promoveu atividades para despertar a participação das comunidades nas áreas de educação e saúde. Nasceu também a ideia de adotar a Escola Família Agrícola como um modelo diferenciado para o meio rural, com educacional com foco no desenvolvimento rural sustentável; e na área da saúde, a construção de um Hospital em Anchieta/ES e instalando mini-postos de saúde em diversas comunidades do município.

“As três escolas só foram possíveis graças a diversos mutirões realizados pelas paróquias jesuítas e suas comunidades, sem a ajuda das famílias envolvidas pelas Igrejas nada disse teria sido possível”, afirma Sérgio.

 

Humberto

padre Humberto

Na história do MEPES, o grande nome é o do Padre Humberto Pietrogrande, um homem empreendedor e à frente do seu tempo em cujo coração nasceu, há mais de 42 anos, a ideia do MEPES, ideia que se tornou vontade, vontade que se materializou na mais importante iniciativa de que se tem notícia no país, na área de ensino agrícola.
O Hospital do MEPES surgiu em 1971, porém as ações preventivas na área de saúde começaram muito antes, mais ou menos nos modelos dos atuais Programas de Saúde da Família. A filosofia de saúde da família eram feitos com os líderes de saúde que existiam em cada comunidade de onde começaram a surgir os pequenos mini postos de saúde. Eram realizadas reuniões de saúde nas comunidades onde se promoviam ações educativas já que a relação que o agente de saúde possuía uma relação próxima com cada um das pessoas.

Por volta de 1972 começaram a surgir às creches, através dos trabalhos comunitários e das necessidades de trabalho das famílias e eram promovidas festas nas comunidades para custear as ações do MEPES que nunca teve fins lucrativos. Todos os recursos eram investidos em ações para o bem comum.

Os frutos do Departamento de Ação Comunitária do MEPES são palpáveis: as unidades criadas e o espírito de trabalho de cada uma delas: – Escolas Famílias Agrícolas,- Escola Família de turismo, – Centro Comunitário de Saúde, – Centro de Formação e Reflexão

– Creches.

Do trabalho do MEPEs surgiu um espírito empreendedor que culminou em associações, cooperativas e na união de um trabalhador que era agricultor ou pescador, em um tempo onde não haviam outras opções de trabalho.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *